Criar uma Loja Virtual Grátis
O QUE É TAIGA:

A taiga, também conhecida por floresta boreal ou floresta de coníferas é um bioma predominante das regiões localizadas em elevadas latitudes cujo clima típico é o continental frio e polar, comumente encontrado no norte do Alasca, Canadá, sul da Groelândia, parte da Noruega, Suécia, Finlândia, Sibéria, Japão etc.

Na taiga, diferente da tundra, o solo descongela por completo no verão permitindo a formação de florestas aciculifoliadas e há migração de animais de grande e médio portes. É uma região biogeografica subártica setentrional e seca, na qual as formas de vida vegetal principais são larícios, abetos, coníferas, espruces entre outros pinheiros, que estão adaptadas ao clima frio.

O clima é subártico, com ventos muito fortes e gelados durante todo o ano. Estas florestas são frias e recebem pouca precipitação anual (40 -100). Há duas estações do ano, Inverno e Verão. O Inverno é muito frio, longo e seco, havendo precipitação em forma de neve; os dias são curtos. A temperatura oscila entre -21 e pode chegar as -65°C.

O solo é fino, gelado e pobre em nutrientes o que o torna ácido e dificulta a vida, mas os pinheiros deixam cair suas folhas em forma de agulhas que cobrem o solo afastando a neve, a decomposição das folhas aquece o solo derretendo a neve e molhando-o ajudando a manter a vida no extremo frio. 

A vegetação é pouco diversificada devido às baixas temperaturas registradas (a água do solo encontra-se quase toda congelada), sendo constituída basicamente por pinheiros cujas folhas aciculares e cobertas por uma película cerosa as ajudam a conservar a umidade e o calor durante a estação fria.

As florestas boreais, as taigas demoram muito tempo a crescer e há pouca vegetação rasteira.

As árvores demonstram a existência de adaptações ao meio. Sendo de folha persistente, conservam, quando a temperatura baixa, a energia necessária à produção de novas folhas e assim que a luz solar aumenta, podem começar de imediato a realizar a fotossíntese, embora haja precipitação, o solo gela durante os meses de Inverno e as raízes das plantas não conseguem muita água e nutrientes. A adaptação das folhas à forma de agulhas limita, então, a perda de água, por transpiração. Também a forma conica, em forma de um triangulo fino das árvores da Taiga contribui para evitar a acumulação da neve e a subsequente destruição de ramos e folhas.